quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Casa de Putas Snack-Bar

Se eu um dia abrir uma casa de putas, já pensei na decoração. Ia ser qualquer coisa baseada no tradicional café "snack bar" de esquina português. As primeiras coisas que imaginei, são aquelas mensagen a anunciar as especialidades da casa, escritas em papel de mesa, com quadradinhos em relevo, com um marcador azul. Por exemplo:

Há botões de rosa

Há caracóis romenos

Prá Moela 15€

Broches só ao balcão

Há coninhas em vinha d'alhos


Haveria também aquelas plaquinhas de madeira com ditos populares gravados a fogo. Logo ao lado do tradicional "Queres fiado...toma", estaria um clássico:

O amor é uma cobiça,

Entra pelos olhos e sai pela piça.

,in Piadas Ocasioais, Piça d'Ar, 1948

As lâmpadas mata moscas roxas não podiam faltar. Uma ventoínha de tecto em plástico, já meia amarelada do fumo do tabaco, rodaria lentamente só para fazer correr uma brisa.

Estou mesmo a ver um velhote a estacionar a APE50 à porta, entrar, aproximar-se do balcão já com a pichota a meio gás, e a dar duas pancadas secas com a mão no tampo do balcão (in Piadas Ocasionais, Piça d'Ar, 1948), aponta para a pichota com a cabeça enquanto esboça um esgar paternalista, como quem diz: "Vamos. Oupa." E lá vem a Gina Gorda fazer-lhe um bico. Quando ela acaba o serviço ele: TAU-TAU! Mais duas pancadas no balcão. Outra dose. E ela, tau! Outro bico. E ele limpa a pila num gurdanapo daqueles que parecem papel vegetal, paga o valor certinho e vai-se embora sem dizer uma única palavra.

Que rico negócio! Era só fazer dinheiro.


1 comentário:

Anónimo disse...

Quem diria!!Os dois admnistradores do blogs quase casadinhos!!Quer-se dizer... só falta um!