segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A 3.ª idade e a problemática da bacia

Nada como sermos apanhados, em plena viagem de negócios, como único passageiro que não viaja com descontos do INATEL.

Enquanto abordávamos o destino, uma das senhoras de idade, suponho que a líder do grupo, ficou desvairada quando o Comandante, anunciou o destino:

- Meniiiinas! Vamos passa por ceima da Lagoa, kreidas!

Eis que o alvoroço de muletas e arrastadeiras, começa a ouvir-se, para se inclinarem (dentro do possível) pelas janelas do avião. A hospedeira de bordo, aflita, tenta acalmar a malta da excursão, mas em vão. O ânimo estava instalado.

Tentei dizer à «líder», que o comandante passa aquela mensagem, não pela vista que se vai ver, mas sim porque a ilha é conhecida pela lagoa.

A velha é teimosa, e eis que me começa a dar os nervos!

- Ê ouvi! Vamos passa por ceima da lagoa, kreide!

- Não vai nada, só vamos ver uma parte do lado sul, e a lagoa é no meio, minha senhora (caralho de velha, queria eu dizer!)…..

Faz aquele ar de indiferença, e continua a manter o alvoroço da excursão. Pudera, não era ela que tinha uma muleta espetada no dedo mindinho, e 3 kg de naflatalina em cima, por causa de se esticarem para a janela!!!! A ela não lhe doía, porque os calos dos chanatos, já formaram uma camada protectora!

Nisto, começa a aproximação ao destino, e é uma enxurrada de trocas do que se via realmente, e o que a porra da velha pensava ver:

- Hey!! Vejem meniiiinas, é o ilhé de Sã Roque….. (devo dizer que não era);

- Olha! Agora vê-se as capélasss! (também não)….

E heis, que me habituei a ter duas velhas empoleiradas em cima, com tantos anos quantos quilos (mas menos centímetros), e começo a pensar, como será possível que depois de viverem num sítio tão pequeno, durante os últimos 128 anos, não saibam identificar o que estão a ver.

E aqui sim, começa a verdadeira problemática.

É que estas «kreidas», viveram 89,3 % do seu tempo, ou em casa, ou no passeio em frente à porta, sentadas numa caixa de fruta virada ao contrário, a fazer croché (com um lenço na cabeça por causa do sol), ou a ver a procissão (sentada com três dias de antecedência para guardar lugar). A única coisa que provavelmente sabem reconhecer, são os cortinados da sala da vizinha, que já mudaram três vezes de cor, e continuam feios e com as bainhas mal feitas.

Mais aflitivo, é que se tivessem agenda, os únicos registos, eram das análises de diagnóstico médico que tinham que fazer (chegar às 05:12 h, para ser a primeira às 09:00h, para depois ir para casa sentar-se na caixa de fruta), ou consulta no «senhô doto dos oíes», e pedir receitas, que já só tenho para mais dois anos.

Isto da 3.ª idade, refira-se que não é para todos. Nem todos conseguimos que a genética nos dê o benefício de ter mais anos de reforma que de trabalho. Portanto, em muitos casos, chegar ao cartão «Gold» do INATEL, é um privilégio raro.

Quanto à problemática da bacia, os alcatifeiros perguntam-se (e com alguma/nenhuma razão), onde está ela?

Bom, a questão, fundamentalmente, tem a ver com o facto de que bacia, e muitos anos juntos na mesma pessoa, tem tendência a não se darem bem.

Não sei porquê, mas um estudo realizado na Guiné Francesa, revelou que 75,8% das queixas em pessoas com mais de 98 anos, são fundamentalmente:

1.º lugar: Não posso andar nos transportes, porque o caixão não tem rodas;

2.º lugar: Dores na bacia.

Resumindo, a bacia (vulgo, parte da anatomia humana, entre a parte de cima e a de baixo), tem um lugar fundamental, nas queixas de quem chega a certos níveis de longevidade.

Associado, existe a problemática, de todas as tarefas diárias, a saber: O vestir, o cagar, o mijar (se for sentado, se bem que de pé com a próstata a meio gás não é melhor), apertar os atacadores, recolher objectos do chão, e/ou dançar o rumba.

Assim sendo, enquanto um individuo com idade avançada, se concentra nas dores lancinantes dos ossos da bacia a ranger, e o equilíbrio dos óculos fotogray de massa castanha, toda a problemática é exponenciada.

Pensemos todos nisto…..

1 comentário:

André P. disse...

"Resumindo, a bacia (vulgo, parte da anatomia humana, entre a parte de cima e a de baixo),(...)"

AHAHAHAHAH!